Saúde é curso técnico mais procurado, mostra pesquisa
22/05/09 - 13h41
29,4% dos estudantes que frequentavam cursos em 2007 escolheram área.
Pesquisa do IBGE e Ministério da Educação foi divulgada nesta sexta.
Entre os cursos técnicos de nível médio oferecidos no país, a área de saúde é a mais procurada, com 29,4% do 1 milhão de estudantes que frequentavam os cursos em 2007. A área da indústria também esteve em destaque no período, com 22% dos alunos, seguida pelos cursos de gestão (11%) e informática (12,9%). Entre as mulheres, a área mais procurada também foi a de saúde, englobando 46,1% das alunas que frequentavam em 2007 e 31,8% das alunas que frequentaram anteriormente cursos técnicos de nível médio.
Os dados são referentes a 2007 e fazem parte do estudo “Aspectos Complementares da Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional”, divulgado nesta sexta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Educação. A pesquisa é um suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2007).
Segundo o estudo, do total de pessoas que frequentava algum curso de educação profissional na ocasião do levantamento, 80,9% estavam no segmento da qualificação profissional e 17,6%, do curso técnico de nível médio. As instituições de ensino público são mais presentes no segmento dos cursos técnicos de nível médio, atendendo 43,5% das pessoas que frequentaram esses cursos.
Sistema 'S'
No geral, segundo o estudo, 36,7% dos que faziam curso técnico em 2007 estavam em instituições públicas, 49,6% em instituições privadas e 13,4% no Sistema “S”.
As instituições do chamado Sistema “S” são o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Fundo Aeroviário - Fundo Vinculado ao Ministério da Aeronáutica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Social de Transporte (Sest), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
O levantamento aponta que dentre os que frequentavam ou frequentaram anteriormente curso técnico de nível médio, 55,4% fizeram esse curso após a conclusão do ensino médio e 42,4% fizeram ao mesmo tempo que o ensino médio.
Fonte: G1








Postar um comentário